páli - definitie. Wat is páli
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is páli - definitie

Pāli; Pali; Língua páli

páli         
sm
1 Língua morta do grupo indo-irânico, aparentada ao sânscrito, em que estão os escritos sagrados do budismo do Ceilão.
2 Cânon budista. Var: bali.
Páli         
m.
Língua sagrada do Ceilão.
adj.
Relativo a essa língua.
Pali (Faridabad)         
SUBÚRBIO DE FARIDABAD
Pali village
Pali é uma subúrbio da cidade de Faridabad no distrito de Faridabad do estado indiano de Haryana, conhecido por ser a maior zona de trituração da Ásia. A maior parte de sua população pertence à casta gujjar.

Wikipedia

Páli

O páli (पाळि, transliterado pāḷi; significando "linha" e, por extensão, "texto", então "língua do texto".) é uma língua litúrgica utilizada na escola Teravada do budismo. Pertence ao tronco linguístico indo-europeu. É uma língua antiga indiana, próxima daquela falada pelo Buddha.

Pode-se dizer que o páli é uma forma simplificada de sânscrito. A sua fama advém de ser a língua na qual foram registradas as escrituras do budismo teravada, conhecidas como o cânone páli, no Sri Lanca no século I a.C.. A língua teve representação escrita numa variedade de sistemas de escrita, do brami ao devanagari e outros sistemas de escrita índicos até uma forma romanizada desenvolvida por T. W. Rhys Davids, da Pali Text Society.

Porém, autores dizem que budistas da escola Teravada acreditam que o páli foi a língua falada por Buda. Foi criada por Sidarta Gautama, o fundador do budismo, por volta do século V a.C. para redigir seus sermões a partir do magádi popular, que era uma forma não erudita (ou prácrito) do magádi utilizada pelas pessoas mais pobres do antigo Reino de Mágada. Entretanto, é incerto se ela sequer chegou a ser de fato uma língua falada. Muitos pesquisadores mantêm que era uma língua puramente literária criada a partir de alguns dialetos hindus, sendo o magádi (língua do Reino de Mágada) um dos mais prováveis ancestrais.